Atividades

Cursos

 

Os cursos são destinados à profissionais, empresas ou civis que buscam capacitar-se ou aperfeiçoar seus conhecimentos e de seus funcionários, por meio de treinamentos e simulações teóricas e práticas.

BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL

BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL – 240 horas/aula

O Profissional: Prevenir situações de risco e executar salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo pessoas e patrimônios de incêndio, explosões, vazamentos, afogamentos  ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; prestam primeiros socorros, verificando o estado da  vítima para realizar o procedimento adequado; realizar cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência. (CBO 5171-10)

 

A formação do Bombeiro Civil aborda temas como: Leis e Normas que Regulamentam a Profissão do Bombeiro Civil, Ética Profissional, Teoria do Fogo, Prevenção e Combate a Incêndio, Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, Atividades Operacionais de Bombeiro, Salvamento Terrestre, Produtos Perigosos, Emergências em Elevadores, Prevenção e Combate a Incêndio Helicópteros, Resgate de Vítimas em Locais Confinados e em Alturas, Primeiros Socorros e Fundamentos da Análise de Risco.

A.P.H-ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

A.P.H-ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR – 80 horas/aula

Capacitar o profissional a prestar o suporte básico de vida às vítimas de trauma, executando o atendimento de modo eficaz e utilizando os materiais e equipamentos existentes em um serviço de atendimento pré-hospitalar.

 

Atividades práticas do CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR aborda temas como: Noções da Legislação do Pré-Hospitalar, Definição do Profissional, Anatomia e Fisiologia Humana, Biossegurança, Cinemática do Trauma, Avaliação Primária e Secundária, Psicologia em Emergência, Parada Respiratória, Técnicas de Desobstrução das Vias Aéreas, Manobra de Heimlich, RCP-Reanimação Cádio-Respiratória, Atuação no Trauma: Hemorragia e Hemostasia, Fraturas, Queimadura e Ferimentos, Emergências Clínicas (Síncope, Convulsão, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e Técnicas de Extricação e Transporte.

SALVAMENTO AQUÁTICO

SALVAMENTO AQUÁTICO – 64 horas/aula

Profissional que resgata banhistas que são ameaçados de afogamento, nas praias ou piscinas.

 

Guarda-vidas é o profissional apto a realizar medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em situação de risco.

 

Para ser um guarda-vidas é necessário ter bom preparo físico, saber nadar, ter o conhecimento de técnicas da Cadeia BLS/ACLS e curso de primeiro socorros. Além disso, devem conhecer também os riscos do trabalho em que atuam.

 

SUPERVISOR DE ESPAÇO CONFINADO

SUPERVISOR DE ESPAÇO CONFINADO – 40 horas/aula

Objetivo: Capacitar, atualizar e certificar profissionais para supervisores de entrada, para desempenhar atividades em espaço confinado, em conformidade com a NR-33.

 

Público Alvo: Supervisores, Membros do SESMT (Serviços Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), profissionais envolvidos na preparação ou aprovação da Permissão de Entrada e Trabalhos para espaço confinados (PET), profissionais interessados.

TRABALHO EM ALTURA

TRABALHO EM ALTURA – 08 horas/aula

O curso visa aperfeiçoar profissionais para realizar de forma segura qualquer atividade em altura acima de dois metros do nível do solo, obedecendo às normas, leis e procedimentos de segurança do trabalho, a fim de garantir proteção dos trabalhadores envolvidos nas atividades e pessoas que possam ser afetadas de alguma forma pelo trabalho realizado.

Público Alvo:
• Profissionais e Supervisores de Trabalho em Altura;
• Bombeiros Civis;
• Técnicos de Manutenção Eletrotécnica;
• Técnicos de Telecomunicações;
• Técnicos de Segurança do Trabalho;
• Profissionais da Área de Segurança;
• Pessoas que tenham interesse em estar preparadas frente a uma emergência.

HELIPONTO

HELIPONTO – 40 horas/aula

OBJETIVO: É apresentar o serviço de combate a incêndios, resgate e salvar vidas na ocorrência decorrente de um acidente ou incidente envolvendo aeronaves de asas rotativas.

 

PÚBLICO ALVO: Bombeiros Civis, Brigadistas, Técnicos em Segurança do Trabalho e responsáveis pelos pousos e decolagem de helicóptero em heliponto e heliporto.

 

CONTEÚDO: Este curso tem por objetivo habilitar os alunos a executar com a técnica e perícia necessária, toda e qualquer operação de aproximação, embarque e desembarque de passageiros de aeronaves de asas rotativas, bem como transmitir aos referidos alunos técnicas de resgate e combate a incêndios em helicópteros.

D.E.A-DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO

D.E.A-DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO – 04 horas/aula

O curso de Desfibrilador Externo Automático – DEA tem como objetivo oferecer treinamento que capacite os participantes, independentemente da formação ou profissão, mesmo sem nenhum conhecimento prévio de primeiros socorros, possibilitando ao aluno identificar e prestar socorro adequado, em caso de Parada Cardiorrespiratória, através de manobras eficazes de RCP- Reanimação Cardiopulmonar e uso correto do DEA.

 

Serão realizadas aulas teóricas e práticas com simulador do DEA para que o aluno assimile da melhor forma todas as informações.

Treinamentos e Serviços

Para empresas que desejam qualificar seus funcionários atendendo as legislações vigentes, com flexibilidade, conforme a necessidade da mesma. Aulas ministradas por um corpo técnico de excelência.